{resenha} a vida secreta das abelhas

vida-secreta-das-abelhas

Foto: Arquivo Pessoal

Esse é daqueles livros que entram para a lista de preferidos fácil, fácil. A Vida Secreta das Abelhas foi escrito pela Sue Monk Kidd e conta a história da Lily Owens, uma garota de 14 anos, um tanto quanto atormentada pela morte da mãe quando ainda era pequena e que vive com o pai, T. Ray, um homem durão e que muitas vezes chega a maltratar a menina. A única figura feminina que Lily tem é da empregada, Rosaleen.

Um ponto interessante e até mesmo tocante da história é perceber a maturidade que Lily tem ainda muito nova, acredito que pela falta da mãe e por não considerar T. Ray um pai. Muitas vezes, ela teve que contar com a própria intuição para entender os conflitos e dilemas da vida.

“Percebi, pela primeira vez na vida, que tudo é mistério no mundo, que o mistério se esconde por trás do tecido dos nosso pobres dias, brilhando, e nós nem percebemos.”

Quando a garota foge de casa na companhia de Rosaleen, ela conhece as irmãs Boatwright (August, June e May) e passa a ter mais reflexões sobre a vida da falecida mãe, Deborah Owens, para tentar entender, de fato, o que ou quem levou à morte dela.

Toda a história é bastante sensível, lidando com conflitos familiares, depressão, suicídio e também o racismo, visto que se passa em meados de 1964 e a garota convive com mulheres negras. Em muitos pontos do livro, as pessoas questionam porque ela se submete a viver com aquelas mulheres. São temas complexos e fortes abordados de uma maneira delicada e até mesmo simples – no bom sentido.

“Nós não podemos pensar em mudar a cor da nossa pele. É preciso mudar o mundo, é assim que devemos pensar.”

E o que, afinal, as abelhas têm a ver com a história? Bom, o que guia Lily até a casa das irmãs e a assimilação que ela faz com um mel que encontra durante a sua fuga com uma imagem que ela tinha da mãe. Ao chegar na casa, ela descobri que as Boatwright têm um apiário e produzem o mel que abastece a cidade. Uma fato interessante é que cada capítulo começa com uma passagem sobre os insetos que dão nome ao livro, mas que fazem ligação com a história.

A Vida Secreta das Abelhas foi adaptado para o cinema em 2008 e tem em seu elenco Dakota Fanning, Alicia Keys e Queen Latifah.

Anúncios

3 comentários sobre “{resenha} a vida secreta das abelhas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s