{resenha} eleanor & park – rainbow rowell

Oi, gente!

Nossa, tive que refletir um pouco antes de escrever sobre esse livro. Algumas blogueiras/booktubers que eu sigo falaram muito bem da autora e a capa de Eleanor & Park sempre me deixou curiosa, então, resolvi começar com ele. E me surpreendi!

O livro conta a história de Eleanor e, claro, Park, dois adolescentes que se conhecem no ônibus da escola e criam um laço de amor, amizade, companheirismo e de muita música. Mas não é só isso, a temática não é apenas apresentar um amor fofinho que se passa em 1986. Sobre isso vou falar daqui a pouco.

livro eleanor and park

Minha versão foi no Kindle, mas existem algumas capas diferentes por aí. Foto: arquivo pessoal

Achei o romance entre os personagens muito puro, muito inocente e muito lindo. Em diversos momentos me peguei sorrindo com as falas e com a forma com que os dois se tratavam. Fora as músicas. Gente, as músicas (!!!!). Ambos têm uma relação muito íntima com a música, por isso, a autora cita diversos artistas e bandas que faziam sucesso na época e que eu adoro. David Bowie, The Smiths, Joy Division… Sério, eu fiquei muito apaixonada por isso! Ah, eles também trocam diversas informações sobre quadrinhos e, para quem gosta, é um prato cheio.

“Na primeira vez em que ele pegou na mão dela, foi tão bom que todas as coisas ruins se afastaram. Essa sensação boa foi muito mais forte do que qualquer dor.”

O outro ponto que quero destacar é a parte mais séria do livro. Rainbow Rowell aborda temáticas bem  importantes de se discutir. Abuso, violência doméstica, bullying… Eleanor é descrita como uma garota de cabelos ruivos e enrolados. Ela não gosta nem um pouco de sua aparência e costuma usar roupas largas e estranhas para esconder o seu corpo. Ou seja, ela foge total de padrões de beleza e, ainda por ser aluna nova, sofre um bullying danado!

Mas não pense que isso fica restrito à escola, viu? Ela também passa poucas e boas em casa, onde mora em condições bem ruins, tem um padrasto abusivo e diversos irmãos para dividir espaço e comida (que são poucos). Fora a relação que ele tem com a mãe dela… Apesar de se passar mais de 20 anos atrás, é algo muito atual e que acontece até hoje, infelizmente.

 

Já o Park é um garoto descendente de coreanos que é até meio que neutro no colégio, sabe? Não chega a sofrer perseguições, mas também não é o aluno mais popular. É interessante como a autora procura fugir um pouco dos tipos de personagens que estamos acostumados a ler por aí.

Eu gostei muito, muito mesmo de Eleanor & Park. Em algumas partes eu fiquei um pouco irritada e ficava cheia de questionamentos, mas, né, eu não sei o que foi ser adolescente nos anos 80… Algo que é completamente diferente do que eu vivi no começo anos 2000!

Estou muito animada para ler outras obras da Rainbow Rowell. Me indicam alguma?

Um comentário sobre “{resenha} eleanor & park – rainbow rowell

Deixe um comentário

