{resenha} my heart and other black holes – jasmine warga

Acho que uma das coisas mais bacanas de acompanhar canais e blogs literários é se depara com dicas de livros que, provavelmente, passariam despercebidos nas livrarias ou até mesmo em sites. É o que aconteceu com My Heart And Other Black Holes. Talvez eu demorasse muito pra encontrá-lo, ou nem chegasse a ler, se não tivesse seguido a dica de algumas pessoas – e deu muito certo, eu gostei pra caramba.

O livro conta a história de Aysel, uma garota de 16 anos que está planejando cuidadosamente a sua morte. Ela sofre bullying por causa de seu pai e não se sente bem-vinda em sua própria casa. Tudo isso unido ao sentimento de “não vejo razões para existir” dão à garota uma única possibilidade para acabar com tudo isso: o suicídio.

É com essa intenção que ela encontra um site que busca uma espécie de “par perfeito” para o suicídio, uma pessoa que aceite morrer da mesma forma que você e em uma data ok para os dois.

E ela encontra.

Roman é um garoto que não tem nada a ver com Aysel e o que eles têm em comum é a possibilidade de morrerem juntos – meio que para não correr o risco que algo dê errado, sabe? Ele, que passou por uma grande tragédia familiar, encontra na menina um refúgio para passar seus últimos dias com vida.

Através do livro, que é contato na perspectiva de Aysel, e narra um contagem regressiva até a data escolhida pelos dois, vai mostrando como é para ambos viver os últimos dias, colocar alguns pingos nos is e, por fim, finalizarem o capítulo de suas vidas como eles escolheram.

Acho a abordagem do livro MUITO pertinente. A depressão e o suicídio são coisas reais, acontece a todo o momento. Ele mostra como, muitas vezes, não nos damos conta que alguém que está do nosso lado pode estar passando por algo muito difícil. Nem sempre existem sintomas perceptíveis, nem sempre fica claro que aquela pessoa está passando por algo ruim e que pra ela viver pode não fazer tanto sentido mais.

Chega a ser difícil abordar um tema tão delicado como esse e a autora fez de uma forma que não romantiza, algo que vemos bastante, né? Em uma das cenas, a própria Aysel conta que não existe nada bonito na tristeza… E muita gente tenta dar um lado glamouroso para a depressão, para o suicídio e transtornos que QUALQUER pessoa está sujeita a ter.

A leitura flui muito bem e acredito ser algo interessante para todo mundo ler. Mesmo que não seja este livro em específico, é valido se atentar mais sobre o assunto.

Minha versão foi em inglês e e-book, mas tanto a capa gringa quando a brasileira são lindas! Paguei bem barato na Amazon. A versão br está menos de 10 reais, então, se você curte livros digitais, fica aqui a dica pra comprar já!

MY HEART

Tem Skoob? Me adiciona lá. Aproveite e já coloque o livro na sua estante também.

Anúncios

Um comentário sobre “{resenha} my heart and other black holes – jasmine warga

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s