{lista} 5 livros policiais + 5 séries pra assistir

Olá!

Hoje eu vim falar um pouco de uma temática, seja nos livros ou nas séries, que me agrada muito: policial. Já me aventurei várias vezes assistindo ou lendo algo do gênero. Aliás, tento até colocar “em prática” tudo o que fui aprendendo nesses anos para descobrir quem é o criminoso da vez junto com os personagens.

Pensando nisso, separei 5 livros sobre o tema e de bônus 5 séries que podem preencher o vazio que algumas leituras deixam.

1. Déjà Dead (Kathy Reichs) + Bones

Bones

Essa é uma das leituras mais recentes que fiz e dá início a jornada de livros protagonizados pela antropóloga forense Temperance Brennan. No primeiro da série, ela descobre um serial killer em Montreal (Canadá) que está matando mulheres, aparentemente, sem qualquer semelhança. Desacreditada por todos a sua volta de que aquilo se tratava de um único assassino, ela tenta fazer de tudo pra mostrar que está certa – e ainda corre perigo por isso. Confesso que demorei um pouco pra engatar a leitura que começou lenta, mas logo ficou tudo bem. O livro começa a passar muito rápido conforme tudo vai sendo desvendado e até tive medo em alguns momentos.

Bônus: A série Bones foi inspirada nos livros da Kathy Reichs. Foram poucas as semelhanças que encontrei entre a Brennan da literatura e a da TV. Me interessei pelos livros justamente porque a série finalizou faz pouco tempo, mas valeu a pena. São 12 temporadas de muita história pra contar.

2. Objetos Cortantes (Gillian Flynn) + The Following

objetos cortantes the following

Camille Preaker é uma jornalista que é designada a voltar para sua cidade natal para cobrir o desaparecimento de uma menina e o assassinato de outra em eventos um tanto quanto estranhos. Entre fantasmas do passado e o presente, vemos que a personagem tem tendências a automutilação – e o contato com a sua família só pioram a sua situação. Enquanto isso, a profissional passa a investigar o caso ao lado da polícia local, que tenta desvendar todo o mistério. Acredito que esse seja o meu livro preferido da autora, apesar de gostar muito de Lugares Escuros e Garota Exemplar. A narrativa dela é excelente e acho interessante como ela trata bem sobre esses personagens complexos.

Bônus: Assim como Objetos Cortantes, a série The Following tem um lado mais misterioso que vai alimentando a curiosidade e o medo da gente. Foram três temporadas na caça e lembrança de Joe Carroll, um serial killer que conquistou diversos admiradores por seus atos – e passa a recrutar pessoas para botar o terror. Claro que um dos pontos principais da trama é a caça policial a Joe e a fixação que ele tem pelo pelo agente Ryan Hardy.

3. Razão Para Matar (Blake Pierce) + The Killing

razão para matar the killing

Encontrei esse livro por acaso e de graça na loja da Amazon Brasil e resolvi ler por causa do tema. Avery Black é uma advogada que por um erro próprio, libertou um assassino da prisão – que matou em seu nome logo depois. Avery passa a ser hostilizada por todos a sua volta e vê sua vida em decadência, até que ela entra para a polícia e passa a caçar aqueles que um dia jurou defender. No primeiro livro da série, ela vai atrás de um serial killer muito inteligente, que está matando garotas em Boston, e parece impossível de ser pego. Eu gostei da leitura, principalmente por ter sido inesperada. Em alguns momentos, o livro nos leva a umas atitudes meio óbvias, mas rendeu uma boa história.

Bônus: The Killing também tem uma mulher como personagem de destaque e dentro da polícia – e que passa por seus próprios problemas. São quatro temporadas ao todo e elas dedicam mais do que um episódio para as histórias. Apesar de estar finalizada, é uma das minhas favoritas do gênero.

4. Mr. Mercedes (Stephen King) + Criminal Minds

mr-mercedes

Mr. Mercedes é um livro relativamente recente de Stephen King e conta a história de duas perspectivas diferentes: de Bill Hodges, um detetive aposentado, e Brady Hartfield, um jovem que atropelou e matou diversas pessoas simplesmente por diversão e satisfação própria. Eu AMEI essa leitura, é um livro incrível e um dos meus preferidos do autor. Ah, também faz parte de uma trilogia e todas as edições já foram lançadas. O livro brinca, sim, um pouco com o clichê de histórias policias e com assassinos psicopatas, mas é ótimo e tem cenas de embrulhar o estômago. Tem resenha dele aqui também!

Bônus: Criminal Minds é uma excelente série para quem quer entender um pouco o que se passar nas mentes criminosas. Assim como Mr. Mercedes, a trama mostra o que tem por trás do perfil de um serial killer, o que os leva a matar daquela forma, o que ajuda na caça da polícia. Atualmente, o programa está na décima segunda temporada!

5. Dragão Vermelho (Thomas Harris) + Hannibal

dragão vermelho hannibal

O último item dessa lista só poderia ser um clássico. Dragão Vermelho conta a história do agente do FBI, Will Graham, que passa a investigar os assassinatos de famílias inteiras, um pouco depois de se recuperar da captura de Hannibal Lecter – que o colocou em um hospital. Aqui vemos o início da jornada do canibal e serial killer que ganhou fama não só pelas páginas, mas também através das telonas. Apesar de gostar mais do filme (e da série) do que dos livros, eu indico a leitura, que é bem rápida.

Bônus: Sim, existe uma série sobre Hannibal e ela é maravilhosa. Infelizmente foi cancelada em sua terceira temporada, mas é realmente incrível. Ela mostra antes de Lecter ser preso e dar os acontecimentos do primeiro livro. Aliás, ele é um ajudante do FBI enquanto comete vários assassinatos. A produção é muito bonita e mescla alguns elementos apresentados tanto em Dragão Vermelho quanto em Silêncio dos Inocentes.

É difícil ficar contida quando fala sobre algo que gosta, né? Espero que curtam as indicações e me contem se já leram/assistiram algo da lista. Ah, aceito indicações também!

Obrigada se leu até aqui e nos vemos em breve.

Siga o Rascunhos de Maria no Facebook e no Instagram.

Anúncios

19 comentários sobre “{lista} 5 livros policiais + 5 séries pra assistir

  1. Jo scarreiro disse:

    AAAAAAAAAAAAA Já vi todas as séries mas dos livros só li Mr. Mercedes, apesar de ter Dragão Vermelho #Shameonme por não ter lido ainda!!! Já vou buscar os outros! Amei a postagem porque eu amooooooooo livros e séries policiais/crimes! Muuito massa mesmo!!! Por mais posts como esse! bjs
    Jo Scarreiro

    Curtido por 1 pessoa

  2. Isabell disse:

    Me interessei bastante no Razão para Matar. Também fiz uma lista de livros policiais no meu blog, até por ser meu gênero preferido. O livro do Stephen é bom, mas acho que ele tinha capacidade de fazer melhor e menos clichê…
    Bjs

    Curtir

  3. Thai Santos disse:

    Oie, tudo bem?
    Gostei bastante da sua lista e achei ela bem criativa e diferente, porque nunca tinha visto uma lista que colocasse um livro e um filme juntos desse jeito, achei bem criativo ><
    Eu não costumo acompanhar muito livros e séries policiais, apesar de achar interessante. Vou tentar pegar um desses da lista para acompanhar.
    Beijos

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s