Livros sobre histórias reais

Olá! Hoje eu vim falar um pouco sobre livros que narram histórias reais. Sempre achei incrível me aventurar em livros de ficção, em um mundo que saiu da cabeça de determinado autor. Mas também acho fascinante ler histórias que foram vividas por aquela pessoa que estava escrevendo, suas experiências, seus relatos… Eventos que, muitas vezes, moldaram e tornaram o que ela é hoje.

Separei cinco indicações entre livros que li recentemente e outros nem tanto assim. Espero que gostem!

1. Uma Vida No Escuro (Anna Lyndsey)

uma-vida-no-escuro

Foi a leitura mais recente da lista – e também um presente de aniversário que ganhei do meu irmão. Uma Vida No Escuro é contado pela Anna Lyndsey, onde ela relata a sua convivência com um problema raro de saúde: de uma hora pra outra, Anna descobre que tem sensibilidade à luz. Isso começa com a luminosidade emitida pelo computador e passa para outras fontes de luz, deixando a mulher em plena escuridão para que pudesse sobreviver.

É bem angustiante ler sobre isso e ficar imaginando como é viver com algo tão sério, pouco estudado e que ainda modifica toda a sua convivência com as pessoas do seu dia a dia e a sociedade em geral.

2. Eu Sou Malala (Malala Yousafzai e  Christina Lamb)

eu sou malala

Acho que a maioria das pessoas teve contato com a história da Malala e a garota conta um pouco disso no livro. A jovem morava com a sua família no vale do Swat, no Paquistão, e tinha uma vida comum. Quando estava com 10 anos de idade, o Talibã tomou conta do local e meninas como ela foram proibidas de estudar e frequentarem a escola.

Isso indignou Malala de uma forma tão grande que ela passou a lutar pelo seu direito de aprender, ficou conhecida por isso e ganhou diversos inimigos no caminho. Tanto que, em 2012, ela levou um tiro na cabeça – e sobreviveu. Ela, inclusive, já ganhou um Nobel da Paz. Outra leitura bastante angustiante!

3. O Livreiro de Cabul (Åsne Seierstad)

o livreiro de cabul

O Livreiro de Cabul foi escrito pela jornalista Åsne Seierstad onde ela narra a experiência de ter vivido por três meses dentro de uma família afegã, em 2002. A partir de sua visão ocidental, ela acompanhou a vida daquelas pessoas em uma sociedade islâmica fundamentalista, analisando aspectos de suas convivências, sua cultura e episódios que envolvem exploração, morte e outros acontecimentos que fazem parte da história daquele local.

Os relatos da profissional nos levam para um lugar completamente diferente do que estamos acostumados a viver e boa parte da narrativa choca e nos faz questionar muitas coisas sobre a nossa própria vida.

4. O Clube do Livro do Fim da Vida (Will Schwalbe)

o-clube-do-livro-do-fim-da-vida

Uma narrativa muito emocionante de Will Schwalbe em homenagem a sua mãe, Mary Anne, uma leitora assídua e uma ajudante humanitária que descobre estar em estágio avançado de câncer no pâncreas. Durante as sessões de quimioterapia, os dois começaram uma espécie de Clube do Livro, onde passavam as horas do tratamento de Mary confabulando sobre a recente história lida por eles.

Além do relato honroso e emocionante sobre a vida da mãe, temos acesso a uma lista extensa de livros incríveis e que podem despertar a curiosidade de muitos leitores.

5. Sobre A Escrita (Stephen King)

Capa Sobre a escrita.indd

O Stephen King também sabe escrever livros de não ficção – e faz isso muito bem. Em Sobre a Escrita, ele passa uma visão bem prática do que é escrever, lições e ensinamentos que podem ser de grande ajuda para aqueles que se encantam pelo mundo das palavras.

Temos também um pouco de sua trajetória e o que o levou a ser o autor que é hoje. Suas inspirações, os momentos de decadência, as vitórias e seus hábitos de leitura e escrita. É praticamente uma aula e, para os fãs, outro motivo para admirar ainda mais Stephen King.

Me contem se já leram algum dessa lista ou alguma recomendação no tema. Vou adorar saber!

Se quiserem me acompanhar nas outras redes, é só curtir a página do blog no Facebook, no Instagram ou me adicionar no Skoob.

Obrigada pela se você leu até aqui e até a próxima.

45 comentários sobre “Livros sobre histórias reais

  1. Ana Caroline disse:

    Eu Sou Malala e o livro do Stephen eu já conhecia, mas os outros não. Já até comecei a ler o livro da Malala uma vez, porém não terminei e sou louca para ler esse do Stephen, ambos parecem ser muitos bons!

    Curtir

  2. Marcia Pimentel disse:

    Oi,
    Como você eu também gosto de livro de ficção. Mas paro de ler qualquer coisa se ganho ou compro ou livro de história real. Acabamos aprendendo muito com eles livros. Com as histórias reais de outras pessoas.
    Vou aproveitar algumas das suas dicas.
    Abrçs

    Curtir

  3. Thaís Oliveira disse:

    Oiee
    Eu sou mais de ler ficção… me encanta mais. Mas, claro, se a leitura for bem recomendada eu não resisto e acabo lendo.
    Desses que você citou ainda não li nenhum. Conheço a história da Malala mas ainda não li o livro. Interessei por O clube do livro do fim da vida. Vou anotar a dica.
    Bjo

    Curtido por 1 pessoa

  4. Alessandra disse:

    Por mais que eu seja fã de uma boa fantasia, confesso que gosto bastante de ler algo com um fundo real entre uma ou outra história mais mágica ou surreal.
    Da lista que você escolheu eu ainda não li nenhum, então é claro que TODOS entraram para a minha lista de desejados. Adorei mesmo esse post.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Aline Belloni disse:

    Eu nunca li nenhum desses e para ser sincera, só conhecia um deles – “Eu sou Malala”.
    Gostei demais de conhecer obras reais, elas sempre nos ensinam algo. Já anotei algumas sugestões e assim que ler, venho dizer o que achei.
    Beijos e parabéns pelo post, amei!

    Curtido por 1 pessoa

  6. Rafaelle Vieira disse:

    oi, Maria!
    Eu não costumo ler livros do gênero porque as leituras costumam ser bem dolorosas e eu evito livros do tipo, mas confesso que já senti vontade de ler Eu sou Malala porque o assunto abordado me deixa curiosa. Talvez leia o livro um dia.
    Beijos,
    Rafa [ blog – Fascinada por Histórias]

    Curtido por 1 pessoa

  7. Suelen Fernandes disse:

    Olá!
    De todos os livros que você citou o único que conheço é Eu Sou Malala, foi um livro que assim que foi lançado ele foi falado em várias redes sociais e blogs. Tenho certa curiosidade em conhecer a história dessa menina/mulher. Dos que você citou fiquei interessada também no livro O Clube do Livro do Fim da Vida, o título é bem intrigante.
    Adorei o post.
    Beijinhos!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

