{resenha} fangirl – rainbow rowell

Finalmente eu consegui reunir forças pós Fangirl pra falar sobre o livro. A história, basicamente, acompanha a Cath e a Wren, irmãs gêmeas que estão indo pra faculdade. As duas são bastante fãs de uma série de livros – principalmente a Cath – do Simon Snow, onde ela escreve uma fanfic chamada Carry On e é famosa entre o fandom.

fangirl 2

Foto: Instagram @rascunhosdemaria

A Cath é uma garota que, mesmo ao crescer, não desapega da saga de livros, algo que a sua irmã já está tentando deixar um pouco de lado. Cath é tímida, sofre de ansiedade, ela não consegue lidar muito bem com pessoas em geral e tem dificuldades para se relacionar. E, bom, ela vai pra faculdade. Esse costuma ser um espaço de muita diversão e aprendizado, mas também que você se sente obrigado a ter certas atitudes como sair, festejar, beber, beijar um monte de gente, etc… Mas pra Cath não é bem assim que as coisas funcionam.

Então, Fangirl vai acompanhando essa nova etapa na vida das garotas, que têm um pai workaholic e que também sofre de seus problemas psicológicos/emocionais e uma mãe que as abandonou quando eram pequenas.

O que eu achei mais incrível no livro é a forma com que a Rainbow criou os relacionamentos aqui: tanto entre irmãs, entre pai e filhas, entre a Cath e sua colega de quarto (Reagan), o Levi (por quem a garota se apaixona), seus professores, colegas de sala… Tudo. São personagens tão profundos e eu gostei de todos. Não teve um que eu ficava entediada e não conseguia nem ler direito sobre (algo que acaba acontecendo, né?).

fangirl 3

Foto: Instagram @rascunhosdemaria

A autora também foi muito sensível ao abordar a situação da Cath e toda a construção do relacionamento dela com o Levi. Primeiramente, obrigada Rainbow Rowell por não fazer aquele casal-que-se-ama-a-primeira-vista-meu-deus-não-vou-respirar-sem-ele. Gente, o que ela tem não é frescura, é preciso compreensão e empatia. E, cara, o Levi soube tão bem ser companheiro dela, sabe? Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh.

E a escrita dessa mulher, viu? Que coisa! Até comentei na minha resenha no Goodreads que parece aquela barra de chocolate que você deixa no armário pra comer aos poucos e, a hora que viu, acabou. Você simplesmente não consegue parar de pensar naquilo. Obrigada, Rainbow por construir personagens tão humanos.

Me identifiquei com a Cath. Eu me vi nela algumas vezes. Acabei a faculdade agora e me deu um sentimento de nostalgia em relembrar o começo. Fora o lado fã dela que é bem compatível com o meu.

Fangirl é uma leitura que vale muito a pena. Para algumas pessoas, o fato de os capítulos intercalarem com a história do Simon Snow é um problema. Eu curto, são trechos pequenos que não atrapalharam em nada. Inclusive, já li Carry On e fiz uma resenha que você pode conferir aqui.

Em um primeiro momento, eu cheguei a dar quatro estrelas porque eu senti que o final não foi suficiente pra mim, sabe? Parece que faltou algo… Mas depois de refletir um tempo, percebi que ele era cinco estrelas pra mim e que o final representou uma coisa certa: a vida deles continuam e fica a nossa critério imaginar como ele estão vivendo. Ou será que a Rainbow voltará a “visitar” a Cath?

fangirl 1

Foto: Instagram @rascunhosdemaria

Se você quer ler algo pra deixar o seu coração quentinho, uma leitura rápida, uma história simples e humana, mas que te faz refletir sobre diversas coisas, esse será um ótimo livro para colocar em sua meta do ano!

Vocês já leram? Gostaram? Me contem o que acharam nos comentário ou vamos conversar pelas redes sociais. É só curtir a página do blog no Facebook, no Instagram ou me adicionar no Skoob/Goodreads.

Muito obrigada se você leu até aqui e até a próxima!

Livro: Fangirl | Editora: Novo Século | Edição: 2014 | Adicione no Skoob | Nota: 5/5

5 comentários sobre “{resenha} fangirl – rainbow rowell

Deixe um comentário

